Biblioteca Municipal
Inaugurado em dezembro de 1922, este serviço da Câmara Municipal de Coimbra põe à disposição dos seus utilizadores uma vasta coleção em permanente atualização, constituída por mais de 600.000 monografias, cerca de 30.000 títulos de publicações periódicas e cerca de 6.000 documentos audiovisuais. Beneficia do Depósito Legal desde a sua criação, em 1931.
Instalado inicialmente no piso superior do Claustro do Mosteiro de Santa Cruz e em algumas dependências do rés do chão dos Paços do Concelho, este serviço municipal foi transferido em 1993 para as atuais instalações na Casa Municipal da Cultura.
Ao longo da sua existência, foram sendo incorporados no seu património documental importantes espólios de personalidades e instituições conimbricenses, tais como os espólios de António Augusto Gonçalves, as bibliotecas particulares (livrarias) de Afonso Duarte, Manuel da Silva Gaio e Vicente Rocha, as bibliotecas da revista Vértice e da Associação dos Artistas de Coimbra, entre outros fundos de elevado interesse histórico-cultural, como o legado da livraria de Henriques Seco, legado “fundacional” da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC). De salientar, ainda, o fundo de história coimbrã constituído por um vasto e rico acervo documental que é disponibilizado para consulta local, no Gabinete de História da Cidade, e o acervo fotográfico de temática predominantemente coimbrã, do qual se destaca o espólio do fotógrafo Formidável.
Procurando chegar a todos os públicos e garantir o acesso à cultura, a Câmara Municipal de Coimbra tem vindo a reforçar a vertente de leitura pública, integrando no espólio da Biblioteca Municipal novos tipos de documentos e abrindo novas valências, como a Imagoteca, a Biblioteca Infantil/Ludoteca, a Fonoteca Municipal de Coimbra/Sala de Audiovisuais, um núcleo de Leitura Especial com documentos braille e áudio, e o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.
A partir de 2001, alargou a sua oferta às freguesias menos centrais do Município com a abertura de Bibliotecas Anexas Municipais e a disponibilização de uma biblioteca itinerante, o Bibliomóvel.
Consulte o Regulamento da Biblioteca Municipal de Coimbra aqui.